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sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DE ALGUMAS PRAÇAS DE MANAUS PARA COMPREENDER AS MUDANÇAS DO ESPAÇO GEOGRAFICO URBANO

 
PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DE ALGUMAS PRAÇAS DE MANAUS PARA COMPREENDER AS MUDANÇAS DO ESPAÇO GEOGRAFICO URBANO 
Justificativa
Uma de nossas maiores preocupações como educadores é perceber que muitos de nossos aluno desconhecem os diversos significados das praças de Manaus, sua cultura, a história de seu povo, sua cidade como um todo. Isso exposto, procuraremos desenvolver um projeto, que resgate uma parte de nossa historia e a partir dai investigar com quais nomes ficaram conhecidas? Porque os nomes mudaram? Onde se localizam? Qual a importância da referida Praça para a população? Não de pode perder de vista o enfoque da espacialidade no qual as praças também estão inseridas. Pesquisar esse assunto é tornar nosso educando descobridor, conhecedor e multiplicador de ações e informações importantes, que serão repassadas para a comunidade escolar.

 É necessário fazer o educando perceber-se parte de seu meio, e esse projeto deverá ser contextualizado por nossos educandos, na intenção de disseminarmos informações, bem como da nova conotação que representa nos dias de hoje, tendo como um dos principais agentes as novas relações sociais. Cabe a nós como educadores, percebermos que nossa função vai além de ensinar ou dividir conhecimentos, temos a missão de transmitir a herança cultural às novas gerações formando mentes proativas capazes de enfrentar as incertezas da vida. Na história da Educação, desde que a educação formal passou a acontecer dentro das instituições escolares, os educadores assumem o principal papel no preparo das novas gerações.
 

Objetivos Gerais:
 

Proporcionar ao educando o conhecimento e a valorização da história das praças da cidade de Manaus confrontando a relevância do passado com o presente.
 
 
 Objetivo Específico:
 

- Propiciaremos aos educandos a relevância do conhecimento sócio espacial e patrimonial das praças de Manaus, através de pesquisa bibliográfica, iconográfica, em sites, em bibliotecas pública e da escola, confecção de entrevistas, questionários e relatórios individuais ressaltando o conteúdo apreendido, sua importância no passado e como elas foram se transformando ao longo do tempo, com intuito de aproximar o educando da temática do projeto. - Faremos visitas as instituições, pesquisa de campo, aplicação de questionário e entrevista, coleta e tabulação de dados, seleção de fotos, vídeos e relatórios parciais, apontando as mudanças na paisagem e transformações feita pela sociedade em constante evolução, fazendo com que o educando confronte ideias e opiniões relevantes da temática.

- Elaboraremos uma exposição fotográfica e painéis com distribuição de folders, envolvendo todo o conhecimento adquirido e divulgando a comunidade escolar o respeito à valorização das praças como um espaço de encontro e contemplação da natureza e de lazer.

Metodologia:

No desenvolver desse projeto, faremos o uso de uma metodologia pautada em pesquisas, entrevistas, coleta e levantamentos de dados. Consideramos que a técnica de pesquisa mais adequada é a bibliográfica, por proporcionar melhores resultados quantitativos sobre o assunto a ser estudado. A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas já existentes. Pode ser realizada independentemente, ou como parte integrante de outros tipos de pesquisa, na qual utilizaremos também a pesquisa de campo. A pesquisa obedecerá às seguintes etapas: Fase Exploratória - tempo dedicado a interrogar-se preliminarmente, ou seja, é o momento de familiarizar-se com o problema, buscando uma aproximação com a realidade a ser investigada; Trabalho de Campo- consiste na ida a campo e consequentemente na construção elaborada no momento da pesquisa (entrevistas, observações, levantamento de material, etc.); Tratamento do Material - ordenação, classificação e análise de dados coletados no trabalho de campo e produção de relatório.

Ao iniciar o projeto, os alunos realizarão trabalho de campo, com mapeamento e coleta de informações amplas sobre a história das praças da cidade de Manaus a serem estudadas, abrangendo qualquer tipo de informação disponível e que seja de fácil entendimento. As informações poderão ser escritas, orais, filmadas ou fotografadas para fundamentar a pesquisa. Posteriormente, os dados obtidos no campo da pesquisa, através de mapeamento, relatórios, transcrições, notas de observações, entre outros, devem ser organizados logicamente para que possam ser explicados, subsidiando a análise da pesquisa realizada que será exposta à comunidade escolar.











































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