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sábado, 30 de novembro de 2013

PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DE ALGUMAS PRAÇAS DE MANAUS PARA COMPREENDER AS MUDANÇAS DO ESPAÇO GEOGRAFICO URBANO


JUSTIFICATIVA

Uma de nossas maiores preocupações como educadores é perceber que muitos de nossos aluno desconhecem os diversos significados das praças de Manaus, sua cultura, a história de seu povo, sua cidade como um todo. Isso exposto, procuraremos desenvolver um projeto, que resgate uma parte de nossa historia e a partir dai investigar com quais nomes ficaram conhecidas? Porque os nomes mudaram? Onde se localizam? Qual a importância da referida Praça para a população? Não de pode perder de vista o enfoque da espacialidade no qual as praças também estão inseridas. Pesquisar esse assunto é tornar nosso educando descobridor, conhecedor e multiplicador de ações e informações importantes, que serão repassadas para a comunidade escolar.


É necessário fazer o educando perceber-se parte de seu meio, e esse projeto deverá ser contextualizado por nossos educandos, na intenção de disseminarmos informações, bem como da nova conotação que representa nos dias de hoje, tendo como um dos principais agentes as novas relações sociais. Cabe a nós como educadores, percebermos que nossa função vai além de ensinar ou dividir conhecimentos, temos a missão de transmitir a herança cultural às novas gerações formando mentes proativas capazes de enfrentar as incertezas da vida. Na história da Educação, desde que a educação formal passou a acontecer dentro das instituições escolares, os educadores assumem o principal papel no preparo das novas gerações.

OBJETIVOS GERAIS:

Proporcionar ao educando o conhecimento e a valorização da história das praças da cidade de Manaus confrontando a relevância do passado com o presente.

 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

- Propiciaremos aos educandos a relevância do conhecimento sócio espacial e patrimonial das praças de Manaus, através de pesquisa bibliográfica, iconográfica, em sites, em bibliotecas pública e da escola, confecção de entrevistas, questionários e relatórios individuais ressaltando o conteúdo apreendido, sua importância no passado e como elas foram se transformando ao longo do tempo, com intuito de aproximar o educando da temática do projeto. - Faremos visitas as instituições, pesquisa de campo, aplicação de questionário e entrevista, coleta e tabulação de dados, seleção de fotos, vídeos e relatórios parciais, apontando as mudanças na paisagem e transformações feita pela sociedade em constante evolução, fazendo com que o educando confronte ideias e opiniões relevantes da temática.

- Elaboraremos uma exposição fotográfica e painéis com distribuição de folders, envolvendo todo o conhecimento adquirido e divulgando a comunidade escolar o respeito à valorização das praças como um espaço de encontro e contemplação da natureza e de lazer.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

No desenvolvimento desse projeto, usamos uma metodologia pautada em pesquisas, entrevistas, coleta e levantamentos de dados. A pesquisa bibliográfica explicar um problema a partir de referências teóricas já existentes.  Foi realizada como parte integrante da a pesquisa de campo.


RESULTADOS FINAIS

 Nos conteúdos propostos, está inserida uma parte do cotidiano do aluno (seu tempo e seu espaço) observando-se a integração dos contextos históricos em toda a sua amplitude, por isso fazer uma associação entre passado e presente. Contribuir de maneira significativa na formação cognitiva dos alunos não só os envolvidos no Projeto, mas todos da comunidade escolar durante o desenvolvimento  do projeto para entender os diversos significados das praças, desde sua origem, até os dias de hoje. Resgate de parte de nossa história, construída através de nossas praças, que existem no centro histórico da cidade de Manaus, permitindo, com isso, que novos conhecimentos sejam alcançados, para que assim possamos oportunizar um aprendizado significativo e dinâmico a partir da sala de aula e também ultrapassando os muros da escola.


 CONCLUSÃO

Uma praça ou até mesmo um jardim, expõe de forma clara e concisa os modismo e atualidades de uma época e de um povo. Os valores também são expressos nos traços culturais contidos nesses espaços públicos, que foram se alterando nos anos e no tempo. Muitos dos valores resistiram, outros modificaram e outros até se perderam. A paisagem de ontem não é a mesma de hoje e amanhã, provavelmente será diferente dessas. Desta forma, atinge-se um dos objetivos do projeto que é justamente, levar o aluno ao pensamento crítico, preparando-o para a vida e o mercado de trabalho.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CORRÊA, Luiz de Miranda. O nascimento de uma cidade (Manaus, 1890 a 1900).

Manaus: Edições Governo do Estado do Amazonas, 1966.

MESQUITA, Otoni Moreira de. Manaus: história e arquitetura (1852-1910). 3 ed. Manaus:

Editora Valer, Prefeitura de Manaus e Uninorte, 2006.

MONTEIRO, Mário Ypiranga. História do Monumento à Província. Manaus: Ed, da

Universidade Federal do Amazonas, 1999.

NASCIMENTO, Maria Evany do. Patrimônio e memória da cidade: monumentos do

centro histórico de Manaus. Manaus: UFAM_ICHL, 2003. (Dissertação de Mestrado).

OLIVEIRA, José Aldemir de. Manaus de 1920-1967: A cidade doce e dura em excesso.

Manaus: Editora Valer / Governo do Estado do Amazonas / Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2003.
ORGANIZAÇÃO PARA EXPOSIÇÃO DO PAINEL FOTOGRAFICO DAS PRAÇAS DE MANAUS NA ESCOLA ESTADUAL PROFº DJALMA DA CUNHA BATISTA.




Abertura do Seminário de Avaliação final Ciência na Escola-PCE


DEFESA DO PROJETO:  CONHECENDO A HISTÓRIA DE ALGUMAS PRAÇAS DE MANAUS PARA  COMPREENDER AS MUDANÇAS DO ESPAÇO GEOGRAFICO URBANO

ORGULHOSA!!!!!!Essa é a palavra para definir esse momento. Meus alunos simplesmente foram maravilhosos na defesa do nosso projeto do Pce Fapeam.

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