Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2020

O POVO BRASILEIRO


                  O povo brasileiro descende de uma mistura de raças. Colonizadores portugueses, nativos e escravos africanos constituíram nossa base racial. Participaram da formação do povo brasileiro: os brancos vindos da Europa; os negros trazidos da África para o trabalho escravo e os indígenas nascidos no Brasil.
          Os índios brasileiros não são todos iguais. Ao contrário, existe uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida. O que não muda é o respeito pela natureza que todos eles têm. Afinal é dela que eles dependem para viver: onde caçam, pescam coletam frutos e raízes. Atualmente, há cerca de 300 mil índios no Brasil e estes possuem uma cultura bastante diferente da nossa, sejam eles caiapó, xavante ou tupi, algumas das 210 nações indígenas brasileiras, no qual 53 desses grupos vivem isolados quase como nos tempos da pré-história.
Os nativos brasileiros vivem em 565 áreas espalhadas por todos os estados, com exceção do Piauí e do Rio Grande do Norte. A maior parte das terras e da população está na Amazônia, onde a natureza está sempre presente na vida dos índios, e a água e a terra têm um significado especial, pois pertencem a todos da tribo.
Desde 1988, a Constituição garante o direito dos índios às terras de seus antepassados e diversas áreas vêm sendo demarcadas.  Demarcar significa colocar limites para que não haja dúvidas de que aquela terra já tem dono. Em 1910, o governo criou o Serviço de Proteção aos Índios para garanti a posse das terras e em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para prestar assistência médica e educacional ao povo.

Responda a Atividade em seu caderno:
1) Quais as principais diferenças entre os povos indígenas?
2) Por que os índios valorizam tanto a natureza?
2) O que você entende da frase “O povo brasileiro descende de uma mistura de raças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário