Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2020

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 7° ANO A e B


                             A  Formação do Território Brasileiro 

O território brasileiro é marcadamente notado pela sua grande extensão. São 8.547.403 km², o que o torna o terceiro maior país das Américas e o quinto maior do mundo, atrás apenas de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Em razão da sua grandeza territorial, costuma-se dizer que o Brasil é um país com dimensões continentais.
O Brasil é um país cujo território é considerado contínuo, ou seja, não há nenhum domínio isolado do restante do país, com exceção de algumas poucas ilhas localizadas ao longo do Oceano Atlântico. Um exemplo de um país cujo território é descontínuo são os Estados Unidos, que possuem ilhas em diversas partes do mundo e o estado do Alaska, a milhares de quilômetros dos demais.
Do ponto de vista da localização, o Brasil situa-se no Continente Americano, mais precisamente na América do Sul. Localiza-se, também, em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: todo o seu território encontra-se no hemisfério ocidental (aquele que se localiza a oeste do Meridiano de Greenwich), a maior parte dele no Hemisfério sul (abaixo da Linha do Equador) e uma pequena parte no Hemisfério Norte. O seu território faz fronteira com todos os países sul-americanos, com exceção do Equador e do Chile. O litoral é banhado apenas pelo Oceano Atlântico.                                                                                
O Brasil é composto por 26 estados e o Distrito Federal, onde se encontra a capital Brasília. Esses estados constituem o país enquanto uma República Federativa, ou seja, um Estado composto por três poderes: legislativo, executivo e judiciário.
O Brasil é considerado um país populoso, com a quinta maior população do mundo, ultrapassando os 190 milhões de habitantes recentemente. No entanto, seu território não é densamente povoado, ou seja, a quantidade de habitantes por km² é considerada baixa. Mesmo assim, algumas regiões são muito povoadas, em virtude da má distribuição da população ao longo do território, concentrada em maior parte na região Sudeste. Observe o mapa abaixo:
                                        Mapa da densidade demográfica brasileira
                                                                           Mapa da densidade demográfica brasileira
Em razão dos processos de colonização e escravidão que marcaram a história do Brasil, a matriz étnica do país é muito ampla e variada, apresentando as mais diversas descendências, das quais se destacam aquelas provenientes de tribos indígenas, outras relacionadas a povos europeus e asiáticos, além de outras oriundas de diversas etnias africanas. Por esse motivo, o Brasil é considerado como um Estado Multinacional, ou seja, com várias nações diferentes.
O relevo brasileiro é geologicamente antigo, o que significa que as suas estruturas geológicas se formaram ao longo das primeiras eras de formação do planeta. Por esse motivo, o relevo é um pouco mais acidentado e as montanhas não são tão altas como em outros lugares, porque o seu espaço esteve mais tempo sendo moldado pelos agentes de modificação do relevo (águas, chuvas, ventos, etc.).
Como não nos encontramos próximos a áreas de encontro entre duas placas tectônicas, praticamente não se registram terremotos e vulcões. Além disso, por causa da nossa vegetação densa e da grande quantidade de biomas presente no território brasileiro, as condições de vida são consideradas biologicamente favoráveis, com pouquíssimos desertos e áreas inabitáveis.
Responda:
1) Em relação às características do território brasileiro, assinale a Opção INCORRETA :
a) O Brasil é um País com grande Extensão territorial.
b) O Brasil é considerado um 'País-Continente'.
c) O Brasil está Entre os cinco Maiores países do Mundo em área territorial.
d) O Brasil possui 8,5 Bilhões de km 2 e é um dos menores países do Mundo.

2) Com Extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Território brasileiro ocupa   48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que não fazem fronteira com o Brasil.

a) Argentina e Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e Venezuela            

3) Marque a alternativa com o único oceano da Terra que banha as terras do Brasil:

a-Oceano Pacífico
b-Oceano Índico
c-Oceano glacial Ártico
d-Oceano Atlântico

4) Marque a opção com o único hemisfério da Terra onde o Brasil  não possui terras:         

a-Hemisfério Ocidental (Oeste de Greenwich)
b-Hemisfério Oriental (Leste de Greenwich)
c-Hemisfério Meridional ( Sul do Equador)
d-Hemisfério Setentrional (Norte do Equador)

5) O Brasil se localiza quase totalmente na zona intertropical do Planeta. Apenas uma Pequena parte do território fica fora da zona intertropical. Essa pequena parte abrange  quais  estados do Brasil?
Uma parte de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

6) O Brasil Teve sua Primeira Divisão  territorial 1494 com a assinatura do TRATADO de Tordesilhas. Em 1750 FOI Assinado o TRATADO de Madri, que anulou o TRATADO de Tordesilhas. Qual foi a importância que o TRATADO de Madri para a Formação do Território brasileiro?
7) Quais das  atividades econômicas iniciaram a ocupação do Brasil no Início do séc. XVI?

10) O Avanço na ocupação do Futuro "Centro-Oeste" começa a partir de  quais Atividades Econômicas?




Nenhum comentário:

Postar um comentário