PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DE ALGUMAS PRAÇAS DE MANAUS PARA COMPREENDER AS MUDANÇAS DO ESPAÇO GEOGRAFICO URBANO
Justificativa
Uma de nossas
maiores preocupações como educadores é perceber que muitos de nossos aluno desconhecem os diversos significados das praças de Manaus, sua cultura, a
história de seu povo, sua cidade como um todo. Isso exposto, procuraremos
desenvolver um projeto, que resgate uma parte de nossa historia e a partir dai
investigar com quais nomes ficaram conhecidas? Porque os nomes mudaram? Onde se
localizam? Qual a importância da referida Praça para a população? Não de pode
perder de vista o enfoque da espacialidade no qual as praças também estão inseridas.
Pesquisar esse assunto é tornar nosso educando descobridor, conhecedor e
multiplicador de ações e informações importantes, que serão repassadas para a
comunidade escolar.
É necessário fazer o educando perceber-se
parte de seu meio, e esse projeto deverá ser contextualizado por nossos
educandos, na intenção de disseminarmos informações, bem como da nova conotação
que representa nos dias de hoje, tendo como um dos principais agentes as novas
relações sociais. Cabe a nós como educadores, percebermos que nossa função vai
além de ensinar ou dividir conhecimentos, temos a missão de transmitir a
herança cultural às novas gerações formando mentes proativas capazes de
enfrentar as incertezas da
vida. Na história da Educação, desde que a educação formal passou a acontecer dentro das instituições escolares, os educadores assumem o principal papel no preparo
das novas gerações.
Objetivos
Gerais:
Proporcionar ao educando o
conhecimento e a valorização da história das praças da cidade de Manaus
confrontando a relevância do passado com o presente.
Objetivo
Específico:
- Propiciaremos
aos educandos a relevância do conhecimento sócio espacial e patrimonial das
praças de Manaus, através de pesquisa bibliográfica, iconográfica, em sites, em
bibliotecas pública e da escola, confecção de entrevistas, questionários e
relatórios individuais ressaltando o conteúdo apreendido, sua importância no
passado e como elas foram se transformando ao longo do tempo, com intuito de
aproximar o educando da temática do projeto. - Faremos visitas as instituições,
pesquisa de campo, aplicação de questionário e entrevista, coleta e tabulação
de dados, seleção de fotos, vídeos e relatórios parciais, apontando as mudanças
na paisagem e transformações feita pela sociedade
em constante evolução, fazendo com que o educando confronte ideias e opiniões
relevantes da temática.
- Elaboraremos
uma exposição fotográfica e painéis com distribuição de folders, envolvendo
todo o conhecimento adquirido e divulgando a comunidade escolar o respeito à
valorização das praças como um espaço de encontro e contemplação da natureza e
de lazer.
Metodologia:
No desenvolver
desse projeto, faremos o uso de uma metodologia pautada em pesquisas,
entrevistas, coleta e levantamentos de dados. Consideramos que a técnica de
pesquisa mais adequada é a bibliográfica, por proporcionar melhores resultados quantitativos
sobre o assunto a ser estudado. A pesquisa bibliográfica procura explicar um
problema a partir de referências teóricas já existentes. Pode ser realizada
independentemente, ou como parte integrante de outros tipos de pesquisa, na
qual utilizaremos também a pesquisa de campo. A pesquisa obedecerá às seguintes
etapas: Fase Exploratória - tempo dedicado a interrogar-se preliminarmente, ou seja,
é o momento de familiarizar-se com o problema, buscando uma aproximação com a
realidade a ser investigada; Trabalho de Campo- consiste na ida a campo e consequentemente
na construção elaborada no momento da pesquisa (entrevistas, observações,
levantamento de material, etc.); Tratamento do Material - ordenação,
classificação e análise de dados coletados no trabalho de campo e produção de
relatório.
Ao iniciar o
projeto, os alunos realizarão trabalho de campo, com mapeamento e coleta de
informações amplas sobre a história das praças da cidade de Manaus a serem
estudadas, abrangendo qualquer tipo de informação disponível e que seja de
fácil entendimento. As informações poderão ser escritas, orais, filmadas ou
fotografadas para fundamentar a pesquisa. Posteriormente, os dados obtidos no
campo da pesquisa, através de mapeamento, relatórios, transcrições, notas de observações,
entre outros, devem ser organizados logicamente para que possam ser explicados,
subsidiando a análise da pesquisa realizada que será exposta à comunidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário