Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Visita à ZF 2 (INPA) 2


Nos dias 07/06 e 08/06/2013 alunos da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro visitaram à reserva experimental ZF-2 do INPA.






















I MOSTRA DE GEOGRAFIA
ESCOLA ESTADUAL BRIGADEIRO JOÃO CAMARÃO TELLES RIBEIRO
Após visita técnica alunos apresentam na I Mostra de Geografia sobre manejo florestal .


As cinco regiões do Brasil

Região Norte


Formada pelos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins
região norte  encontra-se localizada, em quase sua totalidade, na área da bacia amazônica, sendo amplamente coberta pela exuberante floresta tropical. O rio Amazonas corta a região ao meio, no sentido oeste-leste, e desemboca no oceano Atlântico. Existem também vários outros rios nessa região. As duas principais cidades são Manaus, capital do estado do Amazonas, e Belém, capital do estado do Pará.
Entre as décadas de 60 e 70 verificou-se renovado interesse pela riqueza mineral e pelo potencial agrícola da Amazônia.
Os esforços do governo para incentivar o desenvolvimento agrícola na Amazônia resultou em ameaças crescentes de problemas ambientais para a região. Durante as décadas de 70 e 80, os projetos de desenvolvimento e os movimentos migratórios levaram ao desmatamento de 328.700 km2 da região. Em decorrência desse fato, o governo brasileiro adotou uma série de políticas para controlar o desenvolvimento. Foram suspensos os incentivos fiscais e os créditos oficiais para os projetos agrícolas e o desenvolvimento da pecuária na região. A proteção da Amazônia é atualmente monitorada via satélite e os esforços internos nesse sentido foram reforçados pelo apoio da comunidade internacional, através do Programa Piloto para a Proteção da Floresta Tropical Brasileira, patrocinado pela Comunidade Européia, os Estados Unidos e vários outros países.


Região Nordeste

Formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.
Grande parte dessa região, que abriga quase 30% da população brasileira, está sujeita a secas crônicas. Aregião nordeste, no entanto, tem possibilidades econômicas consideráveis, que incluem grandes jazidas de petróleo, a exportação de produtos tropicais e a promoção do turismo.
Pernambuco e Bahia foram os primeiros centros mais importantes do Brasil colonial e ainda hoje exercem forte influência sobre a cultura brasileira. Muitos dos produtos tipicamente brasileiros no campo da música, do folclore e da culinária, além de grande parte dos costumes e práticas sociais brasileiras, tiveram origem nessa região. As duas maiores cidades do Nordeste são Recife e Salvador.


Região Sudeste

Formada pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo
O centro econômico do Brasil é formado pelas cidades altamente industrializadas localizadas nas redondezas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A maior parte da população do país está concentrada na região sudeste. A área é rica em minérios e sua agricultura, a mais avançada do país, produz café e cereais para exportação, além de uma variedade de alimentos frescos e industrializados, leite e carne para o consumo interno.


Região Sul

Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
região sul também apresenta alto nível de desenvolvimento, mantendo bom equilíbrio entre os setores rural e industrial. Em direção ao sul o planalto se transforma em extensas planícies denominadas pampas, onde as tradicionais atividades de pastoreio deram origem ao gaúcho, o equivalente brasileiro ao vaqueiro dessa região. A oeste, na fronteira do Brasil com a Argentina, encontram-se as Cataratas do Iguaçu, uma das mais belas maravilhas da natureza no mundo. A maior cidade da região é Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o estado que se encontra na fronteira meridional do Brasil.


Região Centro-Oeste

Formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal
Esta região, coberta por extensas savanas tropicais e planaltos, é ainda pouco povoada. Apesar de haver sido no passado uma das regiões mais isoladas do país, vem experimentando rápido crescimento de sua produção agropecuária e industrial. Na região centro-oeste está localizada a cidade de Brasília, capital do país, fundada em 1960. Extensas áreas da região Centro-Oeste foram transformadas pelo governo federal em reservas para uso exclusivo dos índios nativos daquela região. Também se encontra localizado na região Centro-Oeste o Pantanal Mato-Grossense, preciosa reserva ecológica da flora e da fauna brasileira.
Autoria: Augusto Cezar Soares Neto.
Veja mais:
Região Centro-Oeste – As características do Centro-Oeste brasileiro.
Região Nordeste – As peculiaridades da região nordestina.
Região Norte – Os aspectos físicos e socioeconômicos da maior região do Brasil.
Região Sudeste – O complexo regional do Brasil mais industrializado.
Região Sul – A menor região do Brasil em extensão territorial.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

História das coisas

O vídeo a história das coisas aborda  a questão do CAPITALISMO - o nosso sistema econômico voltado para o lucro.


sábado, 27 de julho de 2013

Cachoeira da Onça



Para chegar à cachoeira, uma das mais preservadas da região, o visitante caminha por uma trilha de 1,5 quilômetro. No caminho, há uma ponte para quem quiser admirar a paisagem e tirar boas fotos.
 A cachoeira Foi descoberta no final da década de setenta pelo famoso curandeiro Manoel Raimundo de Andrade, conhecido como "Raimundo Rouco". Ele avistou naquele local uma onça pintada, daí a denominação "Cachoeira da Onça".   Localiza-se a três quilômetros do início da trilha principal. Encontramos algumas trilhas que existem para caminhada dentro da reserva, mas objetivo era conhecer a cachoeira. Achei legal  as lixeiras ecológicas espalhadas  pela trilha isso demonstra  uma preocupação com a natureza. A maioria das espécies da flora está catalogada com placas. A vegetação que compõe a área da Reserva é formada por diferentes tipos de formações como floresta de platô, campinarana, floresta de baixio e floresta de igapó. A Cachoeira da Onça é uma excelente pedida para fazer acampamentos com os amigos, corridas e programas familiares. Além da Cachoeira da Onça, a reserva possui trilhas, corredeiras e lagos você não vai se arrepender da visita. Fica a dica!!!! Levei meus filhos que adoraram o passeio desde então estamos sempre atrás das cachoeiras. srsrsrsr
 
Como chegar


Saindo de carro de Manaus basta pegar a BR-174. Após cerca de 1h hora de viagem, deve-se passar pela entrada de Presidente Figueiredo. O motorista precisa continuar pela rodovia sentido Boa Vista por mais 10 minutos. Depois de passar por um café regional às margens da rodovia, na altura do KM-111, chega-se à Reserva Particular de Proteção Natural. Cachoeira da Onça.




















       TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS AO GEOMISSTURA

quarta-feira, 24 de julho de 2013

6º ano- Aprendendo a Localização de alguns Países


Olá queridos leitores. Na aula de hoje vamos trabalhar a localização de alguns países,estados e cidades de forma divertida. 
Primeiro passo é dividir a turma em equipes de no máximo 5 integrantes.
Segundo passo pedir que as equipes localize os países,estados e cidades com as orientações da professora. 

A localização é essencial em nossa vida, desde o caminho de casa até a escola até a distância entre cidades, estados e países.  O  mundo globalizado em que vivemos onde as distâncias estão sendo encurtadas cada vez mais, a tecnologia domina todo o processo de localização, mas que requer ser necessário ter senso de direção até mesmo para manusear as novas tecnologias.  Na vida escolar e pessoal de nossos alunos que necessitam ter embasamento teórico e prático sobre localização sobre o Planeta Terra.




























terça-feira, 23 de julho de 2013

6º Ano apresenta trabalho de Geografia- Escola Estadual Farias de Brito

                     Temas  apresentados: Campo e Cidade.

















































A REALIDADE DO ENTORNO ESCOLAR- ESCOLA ESTADUAL PROFº DJALMA DA CUNHA BATISTA 2011

A interdisciplinaridade é definida nos PCNs como a dimensão que “(...)
questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento produzida por
uma abordagem que não leva em conta a interrelação e a influência entre eles, questiona
a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é
conhecida, historicamente se constituiu” (BRASIL, 1998, p. 30).
Define, também, a transversalidade como a “possibilidade de se estabelecer, na
prática educativa uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente
sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua
transformação (aprender a realidade da realidade)” (BRASIL, 1998, p. 30).
Nesse contexto, imbuída de mudança na minha prática cotidiana busquei apoio
nos recursos didáticos existentes para fazer a diferença nas minhas aulas de Geografia.
                                                    foto com direitos autorais
                                    foto com direito autorais.(geomistura)


Obs: fotos com direitos autorais.






Atividade para duas turmas 7º 01, 02 e 03


Olá queridos alunos ,assistir o documentário "Historia das Coisas"  para o debate em sala de aula.



Obs: o vídeo não é de autoria do blog geomistura, usado apenas para fins educacionais.




domingo, 21 de julho de 2013

Entenda a cronologia da escalada de tensões entre as Coreias

Teste nuclear realizado em 12 de fevereiro pela Coreia do Norte foi sucedido por uma série de ameaças destinadas à Coreia do Sul e aos Estados Unidos.               

 25 de Abril  Imagem da televisão estatal KRT mostra o líder norte-coreano, Kim Jong-un (dir.), gesticulando durante cerimônia militar.

Em 12 de fevereiro de 2013, a Coreia do Norte realizou o terceiro teste nuclear de sua história , dando a largada para uma escalada da retórica belicista e ameaças de ataque norte-coreanas contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos.
A comunidade internacional reagiu ao teste com uma condenação veemente e promessa de resposta firme em caso de qualquer agressão militar. Contudo, o regime norte-coreano do jovem líder Kim Jong-un iniciou em fevereiro a divulgação de uma série de vídeos um deles ainda antes do teste, com ameaças de ataque aos Estados Unidos.
Em 11 de março, as ameaças ganharam um contorno mais grave quando a Coreia do Norte declarou que considerava"completamente nulo" o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-1953). Através de um jornal local, o governo afirmou que estava se preparando para uma "guerra iminente" com o Sul e os Estados Unidos. "Agora é o momento da batalha final", dizia o jornal.  A alegação norte-coreana para invalidar o cessar-fogo era a realização de exercícios militares conjuntos por parte das tropas americanas e sul-coreanas, que iniciaram no mesmo dia e são considerados uma ofensa grave para o regime norte-coreano.
Em um clima de tensão crescente, e como os exercícios militares na península coreana não foram encerrados, no dia 30 de abril o regime norte-coreano declarou que entrou em "estado de guerra" com a Coreia do Sul e advertiu para um "combate em grande escala", afirmando que seus mísseis estavam prontos para atacar a qualquer momento alvos na Coreia do Sul e nos Estados Unidos.
Dois dias depois, em 1º de abril, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, ordenou ao Exército de seu país "responder com força", sem levar em conta "considerações políticas", no caso de um ataque da Coreia do Norte. Também em decorrência das ameaças norte-coreanas, a Marinha americana deslocou para as proximidades da península coreana um segundo navio destróier, além de um que já tem a missão de patrulhar a região. 
As condenações internacionais e ameaças de fortes represálias militares, que se mantiveram constantes durante o mês de março, não surtiram efeito para frear as ações provocativas norte-coreanas. No dia 2, a Coreia do Norte anunciou que estava reativando todas as suas atividades nucleares, incluindo o complexo de Yongbyon, fechado desde 2007 como parte de um acordo internacional para o desarmamento nuclear do país.
No dia 3, a Coreia do Norte impediu que trabalhadores sul-coreanos entrassem no complexo industrial de Kaesong, mantido pelas duas Coreias e localizado ao norte da fronteira, reiterando a ameaça, já feita anteriormente, de que iria encerrar a única fonte de cooperação entre os dois países. Nos dias seguintes, o regime de Pyongyang promoveu o encerramento de atividades conjuntas no local.
Também no dia 3, o Exército da Coreia do Norte advertiu que tinha recebido autorização para lançar um ataque nuclear contra os Estados Unidos e que uma guerra poderia eclodir na península coreana a qualquer momento. A mensagem de que a guerra poderia ser iminente foi reforçada no dia 5, quando Pyongyang pediu as embaixadas estrangeiras no país para lhe fornecerem planos para retirada de pessoal caso desejassem escapar do conflito na península coreana.