Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Lava do vulcão Kilauea entra em casa do Havaí



Lava do vulcão Kilauea avança 10 m/h e ameaça casas no Havaí. (Foto: Divulgação / US Geological Survey / Via AFP Photo)


Um fluxo de lava do vulcão Kilauea atravessou uma propriedade residencial nesta terça-feira (28) no Havaí, onde ela ameaça destruir a primeira casa desde que o fluxo começou, no dia 27 de junho, anunciaram autoridades da Defesa Civil do país.
A lava avançou cerca de 82 metros desde a manhã desta segunda, quando passou pela vila de Pahoa, de acordo com a Defesa Civil. Os moradores dessa área foram informados que devem estar preparados para sair de suas casas a qualquer momento.
O material incandescente avança lentamente, a cerca de 10 metros por hora.
O vulcão Kilauea é um dos maiores do mundo e está ativo desde 1983.
Fonte:  http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/lava-do-vulcao-kilauea-entra-em-casa-do-havai.html 

Ministro diz que Transposição do Rio São Francisco deve ser concluída em 2015



Após inspeção realizada no trecho localizado, em  Mauriti, no Ceará, nesta sexta-feira, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, afirmou que as obras de transposição do Rio São Francisco estão 63% concluídas. “Nós continuamos com o andamento normal das obras, com a pretensão de acelerar mais ainda a evolução delas já a partir de agosto. Estamos trabalhando em todas as frentes no sentido de concluir dentro do prazo previsto”, disse o ministro.
Segundo o ministro, que esteve acompanhado do secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, até o fim de 2015, a transposição estará concluída. “Já passamos dos 63% e até o fim do ano passaremos dos 70%, ficando aí de 25% a 30% para 2015”.
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, ao interligar os açudes estratégicos do nordeste setentrional com o rio São Francisco, o projeto irá permitir o aumento da garantia da oferta hídrica proporcionada pelos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú que operados de forma integrada com os açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião fornecem água para os diversos usos da maior parte da população das bacias do Jaguaribe e Metropolitana.
Fonte:http://www.cearaagora.com.br