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segunda-feira, 26 de maio de 2014

Cachoeira do Boto - Presidente Figueiredo

Olá, leitores queridos que curtem meu blog. Esse é mais um post sobre a Terra das cachoeiras Presidente Figueiredo. Durante uma visita ao lago de Balbina uma placa chamou minha atenção. A placa indicava duas cachoeiras: a do Boto e a da Morena. Como era um ramal de estrada empiçarrada, primeiro fiz uma pesquisa na internet que foi sem sucesso. Então resolvemos arriscar e seguimos ate o km 18 em busca de informações.  Voltamos para Manaus, pois já era tarde.


 No dia 26/05/2014  nós preparamos com um quite selva e seguimos rumo a mais uma aventura da família Silva desta vez faltando um dos integrantes que não pode ir. Saímos de Manaus 08h00 min chegamos 10h00 min no restaurante  do Miranda para almoçar antes de seguir para a Cachoeira do Boto localizada na comunidade da Morena. Desde 2013 que queríamos conhecer essa cachoeira, mas no dia que tentamos conhecer não deu porque o rio estava seco.

Como chegar à Cachoeira do boto: no km 98 da BR 174, pegar o ramal de Balbina e rodar mais 70 km passar pelo posto de fiscalização que dar acesso a hidrelétrica de Balbina, atravessar a ponte  e pegar o ramal da morena e ir ate o fim no km 38. Você vai passar por 10 pontes... E um ramal em boas condições dar para ir em carro de passeio tranqüilo. Chegando ao final do ramal é so pedir informações dos moradores e contratar um barqueiro para levar na cachoeira que é no Rio Uatumã.
Muito importante! Eles não tem coletes salva vidas, pois os barqueiros são moradores locais que cresceram nadando nos rios do Amazonas. Por isso não dão muita importância para coletes como nos damos. 
A visão da cachoeira em meio à floresta é magnífica! Vale apena sair de casa para vivenciar esses momentos em meio a natureza.

                                                          Ramal da Morena



                                        Uma parada para registrar essa paisagem...



                                       Corredeira do Miriti- ramal da Morena km-18




                                       Corredeira do Miriti- ramal da Morena km-18
                                             Rio Uatuma final do ramal da Morena km -38

 Cachoeira do Boto









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domingo, 25 de maio de 2014

Topografia e curvas de nível




Ver animação em deathbomb.tumblr. Ver Perfil topográfico em Geographicae
Uma curva de nível caracteriza-se como uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude.

É chamada de "curva" pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno são em geral manifestadas por curvas.

São associadas a valores de altitude em metros (m)

domingo, 18 de maio de 2014

Florestabilidade


Diários de motocicleta

Dica para trabalhar o conteúdo ( Continente Americano) 8ºano

Sinopse

Em 1952, o futuro líder da Revolução Cubana Che Guevara (GAEL GARCÍA BERNAL) era um jovem estudante de medicina. Ele e seu amigo Alberto Granado (RODRIGO DE LA SERNA) viajam pela América do Sul em uma velha moto, arranjando caronas e fazendo longas caminhadas. Depois de passar por Machu Pichu, chegam a uma colônia de leprosos na Amazônia Peruana, onde começam a questionar o valor do progresso econômico.
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.

1) Caracterizar os aspectos físicos e culturais dos diferentes países da América do Sul?
2) Desigualdades sociais
3) Mapearem os principais pontos percorridos, o modo de deslocamento, entre outros.
4) O socialismo e a revolução cubana.
É importante deixar o conceito de socialismo bem claro, sem uma fala preconceituosa ou tendenciosa. Aproveite para trabalhar também a Revolução Cubana.

5) Em determinado momento do filme, Guevara se encontra como trabalhadores das minas. Questione os alunos se esse tipo de ofício ainda existe, quais os riscos e em quais regiões do Brasil e do mundo ele ainda é exercido.

Fonte: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/filmografia/leitura.html?newsID=c163063066034889894c671e1646cf6e



 

 







     



    Questões sobre a Guerra Fria - Geografia



    1. (Cesgranrio) A URSS transformou-se, após 1945, numa das potências mundiais, tanto no campo econômico como técnico. Um dos melhores exemplos dessa transformação é o:
    a) desenvolvimento da política espacial, representada pela 1 viagem em torno da Terra por Gagarin.
    b) desenvolvimento da indústria cinematográfica e das teorias em torno da fusão nuclear.
    c) desenvolvimento da indústria automobilística e o incremento do sistema industrial privado.
    d) crescimento do mercado interno, com o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo agrícola e aumento de salários.
    e) crescimento da produção agrícola em função do fim da intervenção do Estado no setor e de técnicas administrativas americanas.

    2. (Cesgranrio) O fim da Guerra Fria, expresso na extinção da União Soviética, em 1991, acarretou um novo equilíbrio e o ordenamento das relações internacionais, que se caracteriza por um (a):

    a) enfraquecimento dos movimentos nacionalistas regionais e das tendências de globalização na Europa ocidental.

    b) declínio da liderança política internacional das superpotências em virtude da transferência do controle de seus arsenais nucleares para a Assembléia Geral da ONU.
    c) revitalização das alianças militares estratégico-defensivas, conforme os pactos políticos da Europa central e do leste.
    d) formação de megablocos político-econômicos que favoreceram a internacionalização dos fluxos de capitais, tais como a da Comunidade Européia e a do Nafta.
    e) decadência econômica dos países da bacia do Pacífico que haviam mantido uma posição de neutralidade durante a Guerra Fria, tais como Cingapura e Malásia.

    3. (Cesgranrio) Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica internacional que expressou o(a):
    a) conflito político e ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos.
    b) supremacia política e militar da Europa Ocidental.
    c) subordinação neocolonial dos países árabes e da América Latina.
    d) liderança política mundial da China Comunista através de sua participação na ONU.
    e) hegemonia econômica mundial das ex-nações imperialistas, tais como a Inglaterra e a França.


    4. (Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz."
                    (Plano Marshall 5. VI. 1947)
    Esse plano
    a) assegurava a penetração de capitais  norte-americanos no continente europeu, sobretudo em sua parte oriental.
    b) garantia, aos norte-americanos, o retorno a uma política isolacionista, voltada unicamente para os seus interesses internos.
    c) pretendia deter as ameaças soviéticas sobre os países do Oriente Médio, cuja produção de petróleo era vital para as economias ocidentais.
    d) era um instrumento decisivo na luta contra o avanço do comunismo na Europa arrasada pelo pós-guerra.
    e) representava uma tomada da tradicional política da "boa vizinhança" dos EUA em relação à América Latina.

    5.Fgv) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

    a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE);
    b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus;
    c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;
    d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária européia, devastadas durante a II Grande Guerra;
    e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.


     6. Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.

    (HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996)

    O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve

    a) corrida armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
    b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
    c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
    d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
    e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

    7.(Puccamp) "...inspirado por razões humanitárias e pela vontade de defender uma certa concepção de vida ameaçada pelo comunismo, constitui também o meio mais eficaz de alargar e consolidar a influência norte-americana no mundo, um dos maiores instrumentos de sua expansão (...) tem por conseqüência imediata consolidar os dois blocos e aprofundar o abismo que separava o mundo comunista e o Ocidente..."


    "...as partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas; e, conseqüentemente, concordam que, se tal agressão ocorrer, cada uma delas (...) auxiliará a parte ou as partes assim agredidas (...)"

    Os textos identificam, respectivamente,
    a) a Doutrina Monroe e a Organização da Nações Unidas (ONU).
    b) o Plano Marshall e a organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
    c) o Pacto de Varsóvia e a Comunidade Econômica Européia (CEE).
    d) o Pacto do Rio de Janeiro e o Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON).
    e) a Conferência do Cairo e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

    Atividade de Geografia



    sexta-feira, 16 de maio de 2014

    Visita à Reserva Adolfo Duck

    Nos dias 15 e 16 de Maio os alunos do 7°ano da ESCOLA ESTADUAL BRIGADEIRO JOÃO CAMARÃO TELLES RIBEIRO,visitaram a reserva Adolfo Duck junto com as professoras de Geografia e Ciencias. A atividade faz parte de um projeto desenvolvido durante o 2º bimestre letivo, com objetivos interdisciplinares, no qual várias áreas do conhecimento se beneficiaram com a experiência. 

    A aula passeio é a oportunidade que o aluno tem em sair do ambiente da sala de aula, tendo a possibilidade de conhecer novos lugares e diferentes situações de estudos e aprendizagens, relacionadas a conteúdos curriculares, usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno.