Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Atividades de Geografia do 6º ano

Atividades de geografia – 6º ano-01
Aluno(a):____________________________________________

1-      Aponte as zonas térmicas:






2-      Escreva os nomes dos planetas.





 3-      Identifique os movimentos da Terra abaixo::

    a)____________________________________





b)___________________________


4-      Relacione as colunas para torná-las verdadeiras:
(A)  Era Azoica
(B)   Proterozoica
(C)   Paleozoica
(D)  Mesozoica
(E)   Cenozóica

     (     ) Desenvolvimento de várias espécies de mamíferos entre eles o ser humano.
     (     ) Resfriamento da Terra e formação das primeiras rochas. Não há vida
     (     ) Desenvolvimento  da vida nos oceanos e formação dos ambientes terrestre
     (     ) Desenvolvimento de vegetação de grande porte e aparecimento das primeiras espécies de aves.
     (     ) Formação dos oceanos onde surgem as primeiras formas de vida e atividades vulcânicas  dão origem as altas montanhas.

5-      Aponte as camadas da Terra.


6-      Considerando os conceitos de CROSTA TERRESTRE, MANTO, NÚCLEO, BIOSFERA, ATMOSFERA E HIDROSFERA, identifique as frases que explica cada um deles.
a)      Conjunto de todas as águas do planeta____________________________
b)      Centro da Terra_______________________________
c)      Camada onde os seres humanos vivem_____________________________
d)     Camada de gases que envolve a Terra______________________________
e)      Camada em que se encontra o magma______________________________
f)       Setor que reúne as condições necessárias para de desenvolver a vida________________________

7-      Vamos brincar um pouco de cruzadinha.

A
B
C
D
E
F
G


A – Forma da Terra
B- Movimento que dá origem aos dias e as noites
C- Camada onde os seres humanos e a natureza constroem e reconstroem o espaço geográfico
D- Movimento que tem a duração de 365 dias ou um ano.
E- São linhas imaginárias horizontais que circundam a Terra.
F- É distância em grau de qualquer ponto na superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.
G- Cruzamentos ou encontros dos paralelos e os meridianos


8-      Explique como foram determinados os fusos horários.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-      O que ficou determinado os fusos horários
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário